quarta-feira, janeiro 07, 2009

Sarar a Ferida

Três dias depois, do desastre na Trofa, já consigo estar minimamente recuperado. Neste momento, o sentimento que identifico é só um: estou muito zangado. Muito zangado com o nosso grupo de trabalho do futebol. E é bom perceber que pelo menos Rui Costa e Quique também estão, mas outros haverá também dentro do próprio grupo que o estão igualmente, e ainda bem.

Derrotas, e derrotas inesperadas, sempre houve. Mas nestes dias, ao falar com outros Benfiquistas, até alguns habitualmente menos militantes e menos atentos, percebi algo que há muito não presenciava. Esta derrota, na altura em que aconteceu, da forma como aconteceu, deixou em todos os Benfiquistas uma ferida profunda.

Há muito que uma equipa do Benfica não tinha dos seus adeptos tanto apoio, tanto carinho, e não transportava consigo tanta esperança como esta. Porque temos finalmente o Rui num cargo dirigente, temos um treinador que conquistou os adeptos desde o primeiro momento, um plantel de qualidade reconhecida e com dois ou três jogadores potencialmente de classe mundial. E por isso toda a esperança era, e é, legítima.

Ninguém pode fugir às suas responsabilidades. E eu, que acredito que "Todos Somos Benfica", vou também assumir as minhas, na modesta parte que me toca.

Explico-me. Desde sempre que tenho aqui apelado ao apoio incondicional à equipa. Compreendi o início irregular de época, temos uma equipa nova. Engoli sem protestar muito a miserável prestação europeia. Desvalorizei a eliminação da taça. Até suportei os pobres resultados e exibições nos jogos em casa com Setúbal e Nacional. E como eu outros, aqui na Tertúlia, noutros blogues, noutros locais. Se calhar fiz mal, fizemos mal. Se calhar confundiu-se compreensão com falta de exigência.

A partir de agora, portanto, a nossa Equipa continuará a ter da minha parte apoio total e incondicional, como sempre teve. Mas o grau de exigência passa a ser de "Tolerância Zero". Esta equipa está demasiado habituada a não ganhar, e parece acomodada a isso (Só 7 vitórias em 13 jogos no campeonato, 1 em 6 jogos na Uefa, 1 em 3 jogos na Taça - é mau para uma equipa deste nível e que representa o Benfica).

O nível mínimo que passarei portanto a exigir será vitórias e boas exibições em todos os jogos - seja contra que adversário for, em que campo for, em que competição for. E serei impiedoso sempre que isso não acontecer. É claro que sou só um e pouco valho no contexto geral do Benfiquismo, e que esta minha declaração de intenções pode parecer ridícula e quixotesca - mas pelo menos fico em paz com a minha consciência.

Para sarar esta ferida que trazemos desde domingo passado.